A luz ...

A luz ...
No Ano Internacional da Luz, tema adotado pela Escola e pelo Agrupamento, a turma vai trabalhar "A luz no mundo: passado e presente".

quinta-feira, 5 de março de 2015

«Do grão de trigo ao pão de levedura natural» - 4

4. Da farinha ao pão de levedura natural (ou «O trabalho do padeiro»)

(mensagem anterior: http://aviagemcomaluz.blogspot.pt/2015/03/do-grao-de-trigo-ao-pao-de-levedura_16.html)

A - O padeiro ocupa-se a fazer pão. Ele precisa de amassar bem a massa. Ele tem que se preocupar com a massa. Ele precisa de fazer muito pão.

B - Para fazer o pão ele precisa de farinha, fermento natural (ou fermento de padeiro), água e sal. Estes ingredientes servem para fazer a massa.

C - Depois de bem amassada podem-se acrescentar sementes e passas (azeitonas) à massa - ou não (podem não gostar). Antes de ir ao forno os pãezinhos devem ficar a levedar durante cerca de duas horas.

D - O trabalho do padeiro parece um trabalho fácil, mas na verdade é muito difícil. Ele pode fazer vários tipos de pão.

E - Quando se põe o pão no forno ele demora cerca de 40 a 50 minutos a cozer.

F -  Com a Annie fizemos experiências com diferentes tipos de fermento. Ela juntou aos fermentos açúcar e água morna, numa garrafa com um balão . Observámos que o fermento químico quase não deitou gás porque o balão se encheu muito pouco. Com o fermento natural também o balão não se encheu. O balão só se encheu na garrafa que tinha o fermento de padeiro.






















Houve até que aproveitasse para improvisar alguns ritmos enquanto amassava:


Depois de termos amassado muito bem o pão, cada um levou o seu pãozinho para cozer em casa e para o partilhar com a sua família.

 Para saber mais, sobre esta atividade: http://aviagemcomaluz.blogspot.com/2015/03/do-grao-de-trigo-ao-pao-de-levedura_55.html

Sem comentários:

Enviar um comentário